REFORMA | RETROFIT

Reforma é o serviço de ampliação, inovação e restauração de um imóvel comercial, industrial ou residencial. Também pode ser definida como construção ou obra. As intervenções ocorrem em edificações novas ou antigas.

Retrofit é uma técnica de reforma que moderniza e revitaliza um imóvel, suas instalações e equipamentos, preservando e valorizando suas características originais.

Reforma/Retrofit

Reforma

A Arquitetura classifica como reforma a reconstrução ou recuperação com objetivo de modificar, ampliar, modernizar ou atualizar uma edificação. A simples repintura de um ambiente já é denominada reforma.

Optar por reformar em vez de demolir um imóvel, em muitos casos, é a opção mais apropriada, pois as construções antigas eram feitas para durar mais, com materiais nobres e técnicas construtivas que não visavam o lucro pela economia de materiais ou redução de espaço.

O planejamento é essencial na execução da reforma. Contratar os profissionais especializados, estimar com a máxima precisão a quantidade de material são processos que enxugam o orçamento e otimizam a execução do serviço.

Reforma – Apartamento Novo

Concluída a construção, apartamentos, casas e salas comerciais comprados na planta são entregues sem acabamento ou com uma infraestrutura básica. É preciso programar reformas complementares para instalações de elétrica e hidráulica. Em alguns casos, o apartamento é entregue sem piso, azulejos, reboco e pintura.

Reforma – Imóvel Antigo

As reformas nos imóveis antigos, com infraestrutura velha e ultrapassada, podem ter o custo mais elevado que a própria construção nova, levando em conta que, em geral, é necessário demolir estruturas. O avanço da tecnologia e a modernização dos eletrodomésticos exigem, por exemplo, redes de elétrica e hidráulica compatíveis.

Retrofit

Surgido na Europa e Estados Unidos, o conceito de “Retrofit”, significa “colocar o antigo em forma”, termo cada vez mais ouvido no mercado de construção civil, aplicado ao processo de revitalização de edifícios. Mais do que uma simples reforma, ele envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações. O objetivo é preservar o que há de bom na construção existente, adequá-la às exigências atuais e, ainda, estender a sua vida útil. Ocupa importância crescente devido à enorme quantidade de edifícios antigos e históricos. Também é bastante usada nos Estados Unidos e Europa. Nestes países a rígida legislação não permitiu que o rico acervo arquitetônico fosse substituído, abrindo espaço para o surgimento desta solução que preserva o patrimônio histórico ao mesmo tempo em que permite a utilização adequada do imóvel.

ARQUITETURA
Arquitetura

Arquitetura é a arte e técnica de organizar e criar espaços, em conjunto com compreensões plástica e volumétrica, para atingir o objetivo funcional, com o cuidado de exprimir o belo.

SAIBA MAIS
PROJETO
Projeto

O projeto define exatamente o que será executado. Expõe com clareza e eficiência a ideia do cliente, revela sua personalidade e estilo, se clássico, moderno ou contemporâneo.

SAIBA MAIS
CONSTRUÇÃO
Construção

Executa o projeto idealizado pelo arquiteto. Constitui serviços de fundação, alvenaria e acabamento. Arquitetura e Engenharia caminham juntas.

SAIBA MAIS
INTERIORES | DECORAÇÃO
INTERIORES | DECORAÇÃO

O arquiteto assimila, traduz e projeta os anseios do cliente, e executa a obra. O designer de interiores desvenda soluções para os espaços concebidos, em sua forma, conceito e estilo.

SAIBA MAIS