Pintar a casa é sem dúvida a opção mais barata para renovar a cara da casa. Embora a técnica seja simples, alguns truques tornam o serviço mais fácil e duradouro. É consenso entre os consultores que épocas de chuvas ou muito úmidas não são ideais porque dificultam o tempo de secagem entre as demãos ou podem impossibilitar a aplicação, no caso das áreas externas. Por outro lado, climas muito secos e quentes também não são tão favoráveis, já que dificultam que a tinta seja espalhada. O ideal é fazer a pintura da casa em períodos em que a umidade do ar está acima de 10% e evitar as épocas chuvosas.

As tintas são classificadas em três tipos, considerando o nível de qualidade, durabilidade e poder de cobertura. De maneira genérica, é possível dizer que o resultado da Premium é excelente, da Standard é ótimo e da Econômica é bom.

Tinta Econômica: Indicada apenas para superfícies internas por ser pouco resistente às ações do tempo. Possui poucas opções de acabamento, em geral fosco, e de cores, mas é a que tem o menor custo entre as categorias. Durabilidade de até dois anos.

Tinta Standard: Indicada para superfícies internas e externas, com alto rendimento, boa cobertura e proteção contra umidade e mofo. Em geral, tem menos opções de acabamento, sendo a sua maioria na versão fosca. Durabilidade de até três anos em áreas internas e dois em externas.

Tinta Premium: Indicada para superfícies internas e externas, com o melhor poder de cobertura e resistência, maior variedade de acabamentos (fosco, acetinado e semibrilho) e de cores, que não desbotam facilmente. Durabilidade de até cinco anos em áreas internas e quatro em externas. Além disso, alguns fabricantes trazem inovações como tintas superlávaveis, cores exclusivas etc.

flavio-cunha-pintura-externa

Amarelo para a criatividade: Cor para expressar criatividade e extroversão.

Verde para relaxar naturalmente: Personalidade mais tranquila e tem a gentileza como lema.

Azul e roxo para pessoas amáveis: Expressa personalidade amável e acolhedora. A combinação azul x roxo traz elegância e mistério.

Laranja para quem é vibrante: Pessoas entusiastas e com energia. Cor motivante.

Tons terrosos para quem é tranquilo: Tons de café, ocres e marrons são excelentes se a ideia é valorizar a ideia de conforto e união familiar.

Branco para sinceridade: Cor perfeita para transmitir paz, serenidade e pureza. Cor perfeita para os estilos mediterrâneo ou minimalista.