Um jeito fácil e prático de deixar um ambiente mais interessante é dar vida às paredes. As pedras em filete são um revestimento atemporal, que trazem refinamento e beleza.

As pedras em filete são cortadas em tamanhos, espessuras e profundidades diferentes. Para um resultado harmônico, é importante observar que tenham mais ou menos a mesma espessura na mesma camada. As variações de comprimento unidas às variações de tonalidade conferem movimento e simetria às aplicações.

Essa denominação não se refere a um tipo de pedra decorativa, mas sim ao corte que a pedra ganha. O corte faz com que as pedras sejam transformadas em pequenas barras compridas que podem ser usadas como uma espécie de mosaico, onde se encaixam uma sobre a outra preenchendo toda a superfície. Os filetes de pedra podem ser aplicados na posição horizontal ou vertical.

Podem ser aplicados em diversos lugares nas paredes do ambiente interno, muros, colunas, jardins, fontes d’água. Uma iluminação correta ajuda a dar o ar requintado ao ambiente. As fachadas que apostam nos filetes como principais elementos de decoração adquirem um visual moderno e revelam um design impecável quanto ao encaixe de peças.

As pedras em filete ou pedras palito são também, popularmente, conhecidas como canjiquinha. Como opção, existe o revestimento cerâmico. Não é exatamente uma pedra, e sim uma espécie de piso que imita pedras. Garante efeito visual muito parecido com a parede revestida de filetes de pedras decorativas. Além da vantagem do preço, o revestimento cerâmico é fácil e rápido de instalar e possui uma ampla gama de cores.